terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Plebiscito Popular se espalha por todas as regiões de Sergipe

A organização e mobilização populares em favor de mudanças profundas no sistema político só crescem pelo estado de Sergipe. Nas últimas semanas, reuniões e debates aconteceram em diversas cidades do interior sergipano, com o intuito de dar capilaridade à organização do Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político.

Agreste

As primeiras atividades aconteceram no Agreste Sergipano. No dia 20/02, estudantes e professores participaram de uma discussão sobre o tema.


Já no sábado, dia 22, foi a vez de Campo do Brito, que reuniu – no Salão Paroquial da cidade - entidades sociais e populares, como Associação de Universitários, Grupo Fé, Política e Cidadania, além do mandato da vereadora Magalhães (PT).

Em Campo do Brito, foi encaminhada a realização de uma Audiência na Câmara de Vereadores, que acontecerá no dia 11 de março, e uma nova reunião das entidades para o dia 13 de março.

Sul

Um dia após a atividade em Campo do Brito, o tema do Plebiscito Popular esteve em pauta na cidade de Estância, região sul do estado, no dia 23/02.

Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), da Cáritas, do SINTESE, da Juventude do PT, do Quilombo Porto D'Areia, da Pastoral da Juventude e das associações de moradores avançaram no processo organizativo do Plebiscito na região, ao definiram o Lançamento Regional para o dia 29 de março, seguido da realização do Curso Regional de Formação de Formadores para os dias.

Sertão

Já nesta segunda-feira, dia 24, foi a vez do Sertão sergipano iniciar a sua organização para o Plebiscito Popular. Numa reunião bastante representativa, foi definido que nos dias 11 e 12 de abril haverá um Curso de Formação de Formadores no Alto Sertão.

A reunião, que aconteceu em Monte Alegre, teve a presença do MST, Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Sindicato dos Servidores Públicos do município, Levante Popular da Juventude, Conselho Municipal da Saúde, Comissão Pastoral da Juventude Rural e Centro Dom José Brandão de Castro.

Unidade

As atividades pelo interior concretizam os compromissos assumidos por diversas entidades populares, movimentos sindicais, sociais, estudantis e de juventude durante o Curso Estadual de Formação de Formadores, que aconteceu nos dias 1 e 2 de fevereiro, na cidade de São Cristóvão, com a presença de aproximadamente 150 pessoas, e sinalizam que o Plebiscito Popular é, em 2014, a principal bandeira de organização e mobilização do povo sergipano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário