domingo, 2 de novembro de 2014

Entidades voltam às ruas de Aracaju em defesa da Reforma Política)


Após coletarem quase 200 mil votos em todo o estado, entre 1 e 7 de setembro, durante o Plebiscito Popular a favor da Constituinte do Sistema Político, entidades sindicais, movimentos sociais e organizações populares de Sergipe voltam às ruas para defender a Reforma Política por meio de uma Constituinte Exclusiva e Soberana.

A atividade acontecerá na próxima terça-feira, dia 4/11, no Calçadão da João Pessoa, a partir das 13h, quando as entidades dialogarão com a população sobre a necessidade da reforma do sistema político para a democracia brasileira.

Durante as campanhas eleitorais deste ano, o tema da Reforma Política esteve no centro dos debates e agora, após as eleições, a discussão permanece como uma das de maior interesse da sociedade. Nesse sentido, na última semana os deputados Renato Simões (PT/SP) e Luiza Erundina (PSB/SP) protocolaram na Câmara Federal um Projeto de Decreto Legislativo que convoca um Plebiscito de caráter oficial para decidir sobre a Assembleia Nacional Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político.

Para as entidades que organizaram o Plebiscito Popular em setembro, o momento é de recolocar a luta pela Constituinte no centro da agenda pública de debates. “Aproximadamente oito milhões de pessoas em todo o país se manifestaram a favor da reforma política e aqui em Sergipe foram quase duzentas mil pessoas. Essa é uma mudança que a população deseja há anos e que o Brasil precisa. Por isso, agora precisamos defender a realização de um plebiscito oficial”, afirma Lídia Anjos, do Movimento Nacional de Direitos Humanos.

Segundo Juliana Gabriele, da Marcha Mundial das Mulheres, a sociedade precisa estar consciente das diferentes concepções sobre Reforma Política que estão colocadas e reivindicar a proposta que mais contempla a participação social. “Existem várias formas de se fazer uma reforma do sistema político, mas nós entendemos que a melhor para a nossa democracia será a feita por meio de uma Constituinte Exclusiva e Soberana, em que a população participará de todo o processo”, defende.

Serviço
O quê: Ato Público em defesa da Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político
Quando: 4 de novembro, terça-feira, às 13h
Onde: Calçadão da João Pessoa (em frente ao Itaú)

Nenhum comentário:

Postar um comentário